terça-feira, 15 de dezembro de 2020

TEMAS DO PROFETA AMÓS

 


 

Amós foi o primeiro dos profetas escritores do Antigo Testamento. Ele era natural de Tecoa, um vilarejo a 20 km de Belém e desenvolveu seu ministério principalmente no Reino do Norte no tempo dos reis Jeroboão II em Samaria e Uzias em Jerusalém (século VIII a.C.).

Essas são as bases da sua profecia:

 

Assim Falou Javé (1:3) – a vivíssima consciência da vocação que Amós apresentou foi fundada no fato de que Deus irrompeu em sua vida para ocupá-la e colocar em sua boca a palavra profética.  Logo: ser chamado e profetizar estariam em relação direta de causa e efeito.

 

Vacas de Basã (4:1) – Basã era uma região a leste do Jordão famosa por suas ricas pastagens e gado nobre.  Seus touros eram fortes de aspecto (veja Sl 22:12). Amós não estava falando somente aos touros, aos governantes e líderes de Israel, mas também às mulheres que com suas exigências e ambições dispendiosas, estavam levando os maridos a praticar injustiças para satisfazer seus caprichos cobiçosos de obter mais e mais luxo e poder.

 

Aborreceis na porta (5:10) – a entrada da cidade era o lugar onde se reuniam os anciãos para tratar de queixas, apelos, comércio, política e lei local.  Mas, por conta da decadência moral de Israel, esse dispositivo básico da justiça e do direito estava deturpado.  A denúncia do profeta foi contundente, pois não encobriu a injustiça que não dava direitos iguais a todos.

 

Desprezo vossas festas (5:21) – o profeta foi fundo na busca das reais causas de tanta desgraça em Israel: o culto a Javé havia se resumido a mero formalismo, o povo só lembrava a aliança em sua parte referente às bênçãos de Javé.  E o culto e a aliança já não traziam implicações para a vida diária de Samaria.

 

Quando passar a lua nova (8:5) – Amós denunciou a usura que estava escondida sob a observância das práticas cultuais.  A lua nova, bem como o sábado, interrompia as transações comerciais.  Os ricos comerciantes fraudulentos seguiam estritamente tais práticas, mas para o profeta isso não adiantava nada se ela – a guarda dos rituais – não fosse capaz de gerar um novo procedimento e uma nova atitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário