Aprenda a fazer ginástica para o cérebro

A solução é, brincar, desafiar, testar e treinar algumas habilidades cerebrais importantes na composição do que chamamos inteligência

Nossa capacidade intelectual é fruto de nossa carga genética, nossas influências ambientais durante a vida e nosso ritmo de vida. A sobrecarga de estímulos (vida corrida, fazer várias coisas ao mesmo tempo, estresse…) e a falta de treinamento cerebral certamente interferem no nosso rendimento cerebral. O que fazer?

Mãos à obra!! É hora de malhar os neurônios:  

1- Teste das cores

Nesse teste, tente ler as cores em que as palavras estão escritas… e não o texto que está escrito. É um teste de atenção, engajamento e inibição de respostas. O lado esquerdo do cérebro, predominante para linguagem, ao menor sinal de distração, tentará ler o texto. O lado direito, mais viso-espacial, tentará dizer as cores.  Boa sorte!

2- Teste do relógio invertido​

Esse é um difícil teste de adaptação visual. Abaixo temos um relógio invertido no plano horizontal. A imagem é como um relógio de parede disposto na frente de um espelho. O cérebro, tirado da sua zona de conforto, precisará reinverter mentalmente a imagem para desvendar o horário correto. É um exercício visual e de estratégia. E então, que horas são? 

3- Teste do texto embaralhado​

Esse teste é mais fácil e mostra uma fascinante habilidade cerebral. O texto acima tem letras embaralhadas, no entanto, nosso cérebro consegue decifrá-las com uma fluência quase normal. Isso acontece porque ele não lê letra por letra (como alguns podem pensar). Nosso cérebro lê palavras inteiras, quando não frases inteiras. Ele tem um poder de prever e compreender o contexto gramatical que algo é escrito. Faça o teste e surpreenda-se.   

4- Teste de rastreamento​

Esse não é para qualquer um! O objetivo é ler atentamente o texto acima e identificar quantas letras “F” aparecem. Mas não menospreze o exercício, não é tão fácil quanto parece. Nele, o cérebro precisa inibir a leitura do todo, do contexto, da palavra e esforçar-se para perceber as letras. O que está escrito não importa, apenas procure e diga quantos “Fs” você lê abaixo (gabarito no final da página).

5- Encontre o intruso

Neste teste, a atenção é o fundamental! Em um “mar” de NOVES você precisará encontrar DOIS números SEIS. Algumas pessoas mais detalhistas têm muita facilidade nesse exercício, outros tendem a ver o todo e realmente penam para achar os intrusos. Vamos à luta!

6- Texto com números

Aqui, mais um teste relativamente fácil e simples que mostra todo o poder de improvisação cerebral. Um texto que mescla letras e números e que, ainda sim, pode ser plenamente lido e compreendido. Leia e confira! 

7- Teste do soletrar invertido

Exercício de complexidade média que exige muita, mas muita concentração. É preciso lembrar a grafia da palavra, inverter a escrita e narrar as letras na sequência correta. Quanto maior a palavra, mais difícil fica o exercício. Seguem alguns exemplos de complexidade variável acima.

8- Contas seriadas de cabeça

Esse teste é bastante curioso. Faça a conta sequencial da proposta acima, não use uma calculadora. Apenas some progressivamente os números e anote o resultado. Depois confira se você acertou com uma calculadora. O cérebro não pode bobear, são dados dinâmicos que ficam registrados apenas mentalmente. Parece fácil, não é? Vamos ver como você se sai!

Gabarito do teste nr. 4 = Existem seis Fs escondidos nesse texto. Encontrou? Se não achou, volte ao texto e confira! 

tudoporemail

Pitaco: Deixe-nos saber seu resultado! E não se esqueça de compartilhar com os amigos e familiares!

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas, Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

13 respostas para Aprenda a fazer ginástica para o cérebro

  1. Fada Bela disse:

    Acho que estou precisando exercitar mais meu cérebro.

  2. Muito interessante.

  3. marylou disse:

    Ik vondhet heel leuke teksten

  4. Anônimo disse:

    Preciso praticar mais 😦

  5. Juju Bela disse:

    Consegui acertar todos. Uhuuu

  6. É realmente muito bom esses exercícios.

  7. Val Real disse:

    Adorei os testes.

  8. Anônimo disse:

    legal!

  9. Anônimo disse:

    Adorei!

  10. Pingback: – Aprenda a fazer ginástica para o cérebro. | DISCUTINDO CONTEMPORANEIDADES

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.